A IV Conferência Municipal de Saúde de Trajano de Moraes, realizada nos dias 17 e 18 de dezembro de 2009, no Trajano Social Clube, foi marcada pelas conquistas da Sociedade Civil Organizada. Sob a orientação do Conselho Estadual de Saúde, através do coordenador de plenárias Orany Francisco Araújo Sobrinho, a conferência apontou, discutiu e decidiu sobre os seguintes assuntos:
No dia 17, durante a Plenária, foram levantadas várias questões de ordem, inclusive a falta de paridade para serem votadas propostas, e como não foi achado nada de errado na composição dos usuários através das entidades de usuários no Conselho, ficaram as decisões para o dia 18. Nesse dia o presidente do Fórum Popular procurou o Conselho Estadual, na representação do Senhor Orany, e apresentou documentos que comprovaram que com o CMS de Trajano não há nenhuma irregularidade. Todos os entraves surgiram porque falta o gestor apresentar ao Conselho as políticas de saúde para aprovação, inclusive nos aspectos financeiros, e a homologação, publicação e cumprimento das resoluções e recomendações do CMS.
Eis as decisões da Plenária da IV Conferência:
- Revogar a portaria 0510/2009 de 15 de julho de 2009, que dispõe sobre a composição do Conselho Municipal de Saúde, publicada erradamente.
- Derrubar o Regimento e o Regulamento Internos da IV Conferência.
- Reconhecer e validar a atual composição da sociedade civil organizada do Conselho Municipal de Saúde, mediante a comprovação da eleição realizada pelo Fórum Popular Permanente da Sociedade Civil Organizada e da Ata de posse do Conselho.
- Referendar a alteração da Lei de Criação do Conselho Municipal de Saúde a ser encaminhada ao Poder Executivo para homologação e envio ao Poder Legislativo para aprovação e posterior publicação, em atendimento à Resolução Nº 11/2008 de 30/07/2008 e Recomendação Nº 06/09 aprovada em 15/07/2009 pelo CMS.
- Estabelecer regras para a eleição dos trabalhadores da saúde e prestadores de serviços de saúde, com candidatos residentes no município e com representações nos distritos.
- Promover a eleição e dar posse aos trabalhadores da saúde e prestadores de serviços de saúde para o período de janeiro a junho de 2010.
- O Conselho Estadual de Saúde deu ênfase à recomendação para a apresentação do orçamento do FMS ao CMS. Afirmou que o PPA precisa ser apreciado pelo Conselho e que necessita urgentemente ser aprovado o Plano Municipal de Saúde.
Publicado no Blog do FPP no mesmo dia após o encerramento da Conferência.
sexta-feira, 18 de dezembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário