segunda-feira, 10 de dezembro de 2012
CULTURA DE SEGREDO X CULTURA DE ACESSO
A implementação de um sistema de acesso à informação tem como um de seus principais desafios vencer a cultura de segredo que, muitas vezes, prevalece na gestão pública. A disponibilizacão de informações ao cidadão exige uma cultura de abertura e o servidor tem um papel fundamental para a mudança cultural, pois lida cotidianamente com a informacão pública, de sua produção a seu arquivamento.
A CULTURA DE SEGREDO:
Em uma cultura de segredo, a gestão pública é pautada pelo princípio de que a circulação de informações representa riscos. Isto favorece a criação de obstáculos para que as informações sejam disponibilizadas, devido a percepções do tipo:
* O cidadão só pode solicitar informações que lhe digam respeito direto.
* Os dados podem ser utilizados indevidamente por grupos de interesse.
* A demanda do cidadão é um problema: sobrecarrega os servidores e
compromete outras atividades.
* Cabe sempre à chefia decidir pela liberação ou não da informação.
* Os cidadãos não estão preparados para exercer o direito de acesso à informação.
Na cultura de segredo a informação é retida e, muitas vezes, perdida. A gestão pública perde em eficiência, o cidadão não exerce um direito e o Estado não cumpre seu dever.
A CULTURA DE ACESSO:
Em uma cultura de acesso, os agentes públicos têm consciência de que a informação pública pertence ao cidadão e que cabe ao Estado provê-la de forma tempestiva e compreensível e atender eficazmente às demandas da sociedade. Forma-se um círculo virtuoso:
* A demanda do cidadão é vista como legítima.
* O cidadão pode solicitar a informação pública sem necessidade de justificativa.
* São criados canais eficientes de comunicação entre governo e sociedade.
* São estabelecidas regras claras e procedimentos para a gestão das
informações.
Os servidores são permanentemente capacitados para atuarem na
implementação da política de acesso à informação.
Na cultura de acesso, o fluxo de informações favorece a tomada de decisões,
a boa gestão de políticas públicas e a inclusão do cidadão.
Pesquisas mostraram que a confiança da população no serviço público.
__________________________________________________________________________
"Cartilha de Acesso à Informação" - pag. 14 e 15
(visite o link: baixe e leia!
http://www.acessoainformacao.gov.br/acessoainformacaogov/destaques/cartilha.asp
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário