segunda-feira, 23 de julho de 2012

Frequência escolar é cumprida por 14,7 milhões de alunos do Bolsa Família

Resultado demonstra importância do programa de transferência de renda para a melhoria da educação
Brasília, 16 – O índice de beneficiários do Bolsa Família que atenderam a exigência de frequência à escola em abril e maio deste ano chegou a quase 95% do total de alunos com registro de informação no sistema do Ministério da Educação. Isso significa que 14,7 milhões de crianças e adolescentes cumpriram a contrapartida do programa de transferência de renda dos 15,4 milhões de alunos acompanhados.

O Pará, com 98,7% de presença, foi o estado com melhor resultado da freqüência, seguido de Acre, Pernambuco e Tocantins, todos com 97,9%. Já os alunos de Sergipe foram os que apresentaram mais baixa participação, com índice de 73,5% de estudantes assistindo o mínimo exigido de aulas.

O diretor de Condicionalidades do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Daniel Ximenes, destaca que a contrapartida de educação vinculada ao programa de transferência de renda existe para estimular o acesso à escola das classes mais baixas. “Tradicionalmente o acesso dessa população à escola é mais difícil. Esse é o histórico que começou a mudar nos últimos anos”.

A frequência escolar mensal mínima para crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos deve ser de 85% da carga horária e, para os de 16 e 17 anos, de 75%. A baixa frequência pode levar ao bloqueio, suspensão e até ao cancelamento do benefício, caso as faltas sejam reincidentes.

Nesta situação estão as famílias de 801 mil crianças e adolescentes que não alcançaram os índices exigidos em maio. Antes, os gestores do Bolsa Família, da Assistência Social e da Educação nos municípios devem identificar o motivo das faltas e incluir os beneficiários no acompanhamento familiar.

tabela 1 - cumprimento frequencia bolsa família

Resultado histórico – O resultado do monitoramento da frequência escolar foi o mais alto da série histórica para o bimestre de abril e maio: 86,3%. Significou informação sobre 15,4 milhões do total de 17,8 milhões de alunos beneficiários. No mesmo período do ano passado, o acompanhamento ficou em 85,9% e em 2010 chegou a 82,9%.

tabela 2 - registro da frequencia bolsa família

Esses índices mostram o empenho dos técnicos municipais de educação e assistência social. O sistema para coleta de informações de junho e julho será aberto no dia 20 de julho. “Quanto mais cedo o município começar a fazer o trabalho de coleta das informações, melhor será o resultado”, orienta Daniel Ximenes.

Apenas um município, do Piauí, não registrou a frequência escolar dos beneficiários. As capitais que mais se destacaram foram Goiânia (GO) e Boa Vista (RR), ambas com 98% dos alunos acompanhados, e Porto Alegre (RS) que registrou informação sobre 95%.

Roseli Garcia
Ascom/MDS
(61) 3433-1021

www.mds.gov.br/saladeimprensa

quinta-feira, 19 de julho de 2012

PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE


A PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE É FUNDAMENTAL PARA A FISCALIZAÇÃO DO DINHEIRO PÚBLICO E DO CONTROLE SOCIAL.
EXERÇA A SUA CIDADANIA!
PARTICIPE DOS MOVIMENTOS SOCIAIS PELO FORTALECIMENTO DA DEMOCRACIA!

sexta-feira, 6 de julho de 2012

CMS APROVA COM RESSALVAS A SUBVENÇÃO À ASSOCIAÇÃO HOSPITALAR SÃO FRANCISCO DE PAULA


O CMS - Conselho Municipal de Saúde de Trajano de Moraes aprovou pelo parecer da Comissão de Finanças "com ressalvas", a subvenção à Associação Hospitalar São Francisco de Paula, conforme resolução nº 014/2012 abaixo publicada em jornal de circulação local.


Na última reunião do dia 12 de junho, foi aprovada pela plenária a republicação  da resolução acima como errata, incluindo a citação de que a subvenção fora aprovada "com ressalvas" pelo CMS, baseada no parecer da Comissão de Finanças. Ocorre que na republicação não houve nenhuma alteração, além da Lei Municipal ter sido publicada equivocadamente, (compare abaixo):




A aprovação definitiva só acontecerá quando for sanada as ressalvas cobradas pelo CMS.