quinta-feira, 31 de maio de 2012

Câmara aprova proposta que cria SNC


Brasília – A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 416/2005 que institui o Sistema Nacional de Cultura (SNC), foi aprovada por 361 votos a 1 em sessão extraordinária da Câmara dos Deputados desta quarta-feira, 30 de maio.
A aprovação foi comemorada pela ministra da Cultura, Ana de Hollanda, que acompanhou a votação no plenário. Para a Ministra, a proposta torna clara a relação entre União, estados e municípios na área da cultura.
“Vai se efetivar toda a relação entre os entes federativos para se construir uma política de Estado, que represente a diversidade do Brasil como um todo”, afirma.
A PEC é considerada uma importante pauta legislativa do Ministério da Cultura (MinC) e essencial para o desenvolvimento e implementação do Plano Nacional de Cultura (PNC).
O SNC será composto por representantes do MinC; do Conselho Nacional da Cultura; dos sistemas de Cultura dos estados, do Distrito Federal e dos municípios; das instituições públicas e privadas ligadas à promoção, ao financiamento e à realização de atividades culturais; e dos subsistemas complementares, como os sistemas de museus, de bibliotecas, de arquivos, de informações culturais, de fomento e de incentivo à cultura.
O objetivo do Sistema é integrar as três instâncias governamentais (federal, estadual e municipal) e a sociedade brasileira em um interesse comum: o investimento na cultura nacional. O SNC também assegura a continuidade das políticas publicas na área cultural.
O secretário de Articulação Institucional do MinC, João Roberto Peixe, explica que é um grande desafio construir um sistema nacional de cultura consistente e democrático, capaz de promover uma grande mudança qualitativa na gestão pública da Cultura.
“O SNC é a grande oportunidade de a Cultura deixar de ser um componente periférico para ocupar seu espaço como um dos vetores do processo de desenvolvimento do país”, completa.
Com a aprovação, o sistema passa a funcionar regularmente e possibilita a democratização dos processos de tomada de decisões importantes para o meio cultural, tais como a capacitação de pessoal, a formação de uma infraestrutura cultural (construção de bibliotecas, museus, teatros), além do financiamento a projetos em todos os municípios brasileiros.
(Texto: Marcos Agostinho e Rosiene Assunção, Ascom/MinC)
(Foto: Bruno Spada, Ascom/MinC)

CMS APROVA BALANCETES DO FMS

O CMS - Conselho Municipal de Saúde de Trajano de Moraes em conformidade com a Lei Municipal nº 514/2012 de 27 de maio de 2003, em reunião ordinária no dia 28 de maio de 2012 aprovou com ressalvas, por 10 votos a favor, 02 votos contrários e 1 abstenção, os balancetes dos meses de janeiro e fevereiro de 2012, do FMS - Fundo Municipal de Saúde.

CMS APROVA COM "RESSALVAS" SUBVENÇÃO À ASSOCIAÇÃO HOSPITALAR SÃO FRANCISCO DE PAULA

O CMS - Conselho Municipal de Saúde de Trajano de Moraes, em conformidade com a Lei Municipal nº 514 de 27 de maio de 2003, em reunião ordinária no dia 28 de maio de 2012 aprovou por 09 votos a favor, 04 votos contrários e 1 abstenção, a 6ª, 7ª e 8ª parcelas do ano de 2011 e a 1ª e 2ª parcelas do ano de 2012, da subvenção para a Associação Hospitalar São Francisco de Paula.

SISTEMA NACIONAL DE CULTURA É DISCUTIDO EM TRAJANO DE MORAES


O produtor e consultor cultural do Ministério da Cultura Flavio Aniceto, esteve no dia 28 de maio em reunião com representantes da Sociedade Civil Organizada e Gestores Públicos da Prefeitura Municipal de Trajano de Moraes com o objetivo de articular ações que venham proporcionar a implantação do Plano e do Fundo Municipal de Cultura componentes do Sistema Municipal de Cultura, este por sua vez "braço" municipal do Sistema Nacional de Cultura.

Uma das prerrogativas para que esse importante passo seja tomado é a reativação do CMC - Conselho Municipal de Cultura, que está paralisado há pelo menos dois anos.

Segundo orientações do consultor Flávio Aniceto, a Cultura no município de Trajano de Moraes deve constituir o seu Sistema Municipal coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, tendo como missão organizar em conjunto com a Sociedade Civil Organizada as políticas públicas de Estado e Município, sob o acompanhamento e fiscalização do CMC -  Conselho Municipal de Cultura.

Dentre as metas a serem alcançadas estão a implantação de uma biblioteca em cada distrito e de pelo menos um museu no município de Trajano de Moraes.
Os trabalhos iniciais serão priorizados em duas fases:

1 - As discussões sobre o histórico do início da discussão da Cultura, passando pela criação do CMC, tendo como foco dois objetivos reais:

a- Diagnósticos socio-econômico, IDH, vocação econômica, o município dentro do contexto cultural.

b- O que temos de Cultura Real, que movimentos culturais estão acontecendo, planejamento e prazos para a execução das metas.

2 - Realização da Conferência Municipal de Cultura para discutir a agenda específica de Trajano de Morais (o que pode acontecer ainda em 2012, com pauta própria), assim como a participação nas Conferências Estadual e Nacional de Cultura que acontecerão em 2013.

Além da presença do consultor cultural do Ministério da Cultura Flavio Aniceto, estiveram presentes a secretária municipal de educação, cultura, esporte e lazer Rosseline de Almeida Carvalho,  o diretor de cultura - Weber José Gomes, o presidente do CMC - Conselho Municipal de Cultura Jonir Neves Olegário, representantes da Sociedade Civil Organizada: Fábio Rodrigues (Fadá), Analéa Dias Ferreira, Ronaldo Montechiare e simpatizantes da política cultural.


quarta-feira, 16 de maio de 2012

CMAS - Membros do Conselho Municipal de Assistência Social tomam posse.

O novo corpo de Conselheiros Municipais do CMAS tomou posse nessa sexta-feira, dia 11 de maio na plenária da Câmara Municipal, às 15:30 hs.

Membros da Sociedade Civil:

Titular: Sindicato Rural de Trajano de Moraes - Maria Zeni Andrade Mor
aes.
Suplente: Igreja Evangélica Geração Eleita em Cristo do Bairro Nova Esperança - Pastor Sérgio Silva.

Titular: Associação de Moradores e Pequenos Produtores de Ponte Nova - Celso Costa.
Suplente: Associação Hospitalar São Francisco de Paula - Riller Soares Diniz.

Titular: Igreja Católica Sagrado Coração de Jesus - Lenina Machado.
Suplente: Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Trajano de Moraes - Maria Alice Lage.

Titular: Abrigo Santa Terezinha - Eliane Sonia de Souza.
Suplente: Associação de Moradores e Pequenos Produtores Rurais de Maria Mendonça - Zilmar Almeida da Silva.

Titular: Associação de Moradores de Tapera - Jeferson José Suplente: Igreja Evangélica Deus é Amor do Bairro Nova Esperança - Jorge Raimundo.

Titular: Associação de Moradores do Bairro Nova Esperança- Danilo Ramalho.
Suplente: Comunidade Mãe Rainha Visconde de Imbé - William Yecitaro Takamiya.

Titular: Igreja Assembleia de Deus de Ponte Nova - Sebastião José da Silva.
Suplente: Associação de Moradores e Amigos do Bairro da Represa e Adjacências - Carlos Augusto Afonso.

Titular: Igreja Evangélica Monte Refúgio de Maria Mendonça - Adélia Thomaz.
Suplente: Igreja Católica de Tapera - Ataíde Sandre.

Membros do Governo:

Titular: Ana Paula de Moraes Tavares - Secretaria Municipal de Assistência Social.
Suplente: Fabiana Caetano Barboza - Secretaria Municipal de Assistência Social.

Titular: Alexandre Russo de Oliveira - Secretaria Municipal de Saúde.
Suplente: Jorge Eli dos santos Félix - Secretaria Municipal de Saúde.

Titular: Jussara Grativol Poubel - Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.
Suplente: Rosseline Almeida de Carvalho - Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

Titular: Silvânia Ramos de Oliveira Cristóvão - Secretaria Municipal de Agricultura Meio Ambiente
Suplente: Denise Luiza Lage Ferraz - Secretaria Municipal de Agricultura Meio Ambiente

Titular: Lucina Henriques Esteves - Secretaria Municipal de Assistência Social.
Suplente: Sibele Aparecida Alves da Silva - Secretaria Municipal de Assistência Social.

Titular: Cirlene Campos Ribeiro de Souza - Secretaria Municipal de Fazenda.
Suplente: Eliane Pinheiro Secretaria Municipal de Fazenda.

Titular: Álvaro Pereira Campos - Secretaria Municipal de Governo.
Suplente: Jorge Silva de Souza - Secretaria Municipal de Governo.

Titular: Carlos Alencar Freitas Ramos - Gabinete do Governo.
Suplente: Jociani Penavila da Mota

(Fonte de informação: Secretaria Executiva do Consellho Municipal de Assistência Social)